AFDM_BOTAO_CABECALHO.jpg

AFDM LONDRINA

 

Pastoral AFDM

 

           Ação pastoral ou simplesmente pastoral é a ação da Igreja no mundo ou o conjunto de atividades pelas quais a Igreja realiza a sua missão de continuar a ação de Jesus Cristo junto a diferentes grupos e realidades.

seus membros reúnem-se regularmente para pregar, estudar, cantar e orar. "Pastoral vem de pastor. Por isso é importante destacar que ‘fazer’ pastoral é fazer o que Jesus fez. É continuar Sua missão. É por meio das pastorais e do conjunto de suas atividades que a Igreja realiza a sua tríplice missão: profética, sacerdotal e testemunhal.  De uma forma mais simples podemos também definir a pastoral como ‘os braços’ do pastor". (Ângela Rocha – Catequistas em Ação).  

 

"...na mente e no coração do agente pastoral deve residir a convicção libertadora, compromissada e exigente: o que sente, pensa, fala e faz é tudo em nome de Jesus e à Sua imagem (caráter)!..." (Jo 10, 9-11).

 

           “Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum” (1Cor 12, 4-7).

 

Por que nos empenhar para fazer um trabalho pastoral eficiente?

 

           No Dicionário Aurélio encontramos a seguinte definição: “Eficiência é a ação ou virtude de produzir um efeito”. Empenhar-me para fazer o trabalho pastoral de forma eficiente é extremamente importante para o bem da ação evangelizadora. Para realizar com eficiência o trabalho pastoral, é preciso analisar o que é prioritário, os desafios do mundo atual têm educado as pessoas a desejarem o que é mais belo, mais rápido, mais tecnológico, mais moderno, mais eficiente.

 

           Logo, é preciso pensarmos na ação pastoral de forma mais profissional, mais harmônica, mais cheia de estratégias e inovações. Isso não significa perdermos de vista a ação do Espírito Santo.

 

           Afinal, o conhecimento humano é dom de Deus.

Evangelizar com profissionalismo é sinônimo de fazer bem feito, de eficiência e também de eficácia, ou seja, de fazer uso das coisas certas no momento certo.

 

NOSSA MISSÃO

Seguir os valores do Evangelho e os ideais do Reino de Deus sendo promotor de um mundo justo e solidário. Incentivar, no ensino, na pesquisa e na extensão, o diálogo entre fé e razão, ciência, religião e cultura.

 

NOSSA VISÃO

Formar uma identidade cristã e educativa, destinada à elaboração de uma cultura que favoreça a construção de uma sociedade mais justa e solidária, buscando a consciência e resgate das ações acetativas que somadas ao tratamento mental, proporcione melhora efetiva das condições psicopatológicas dos pacientes.

 

NOSSOS VALORES

Promoção do respeito à vida, da justiça, resgate da dignidade humana; busca da verdade por meio do diálogo e a cultura; promoçãoda solidariedade, confiança , cidadania , aceitação da diversidade e das condições socioculturais e emocionais com resgate da alegria e valores familiares.

 

 

TRABALHO EM AÇÃO

 

  • Formar um ambiente educativo onde se experimenta o clima de família, de acolhida e de corresponsabilidade;
  • Buscar desenvolver uma cultura que busca a verdade e procura estabelecer uma relação entre fé e vida;
  • Promover experiências formativas de encontro consigo mesmo, com Deus e com os outros;
  • Realizar intervenções sociais, de busca pela paz, defesa da vida e dos direitos humanos;